Mercado
Assinatura digital na Odontologia também explodiu

Assinatura digital na Odontologia também explodiu

Por Conexão Dentista- 25/02/2021

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) registrou, em janeiro, crescimento de 93% nas emissões online (downloads) de atestados, pedidos de exames, prescrição e dispensação de medicamentos para uso no atendimento odontológico em todo o Brasil. No último mês de uso da assinatura digital, o portal também validou crescimento de 97% dos acessos de usuários, com maior predominância em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília/DF. Além do Brasil, acessos de outros 15 países também foram identificados, entre eles, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Bolívia e Paraguai.

No portal criado pelo CFO estão disponíveis informações sobre o certificado digital, a validação dos documentos odontológicos, o funcionamento na rotina de trabalho, entre outros detalhes fundamentais no processo de adesão e usabilidade. Nesse trabalho, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é o responsável nacional por assegurar a autenticidade e a integridade dos documentos emitidos em versão digital ou eletrônica, assinados com a certificação no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a expressiva adesão dos Cirurgiões-Dentistas reforça a importância dos novos mecanismos disponíveis para o exercício da Odontologia. “Caminhamos juntos para superar os desafios neste novo momento do exercício profissional. A implementação da assinatura digital integra, inclusive, uma série de medidas pensadas nesta gestão para priorizar a valorização da Odontologia”, destacou.