Gestão
Sustentabilidade no consultório

Sustentabilidade no consultório

Por Conexão Dentista- 16/09/2019

Para repensar seus hábitos e investimentos, confira a seguir uma seleção de orientações sustentáveis e econômicas:

- Opção ao raio X analógico

Equipamentos panorâmicos digitais, livres de resíduos e mais econômicos são alternativas sustentáveis para os tradicionais aparelhos com reveladores.

- Novidade para substituir a amálgama

Os mais conhecidos substitutos da amálgama são a resina composta e o iônomero de vidro. Mas surgiu no mercado um novo produto pertencente ao grupo de alkasites, em fase de testes entre os cirurgiões-dentistas.

- Esterilização otimizada

Utilize os aparelhos de esterilização na capacidade máxima recomendada (maior quantidade possível de objetos) para evitar novas utilizações.

Fornecedores com selo verde

Busque por empresas que prezam por práticas sustentáveis e que comercializam produtos ambientalmente sustentáveis.

- Lixo com menor impacto negativo

Separe os resíduos de acordo com suas características. Para aqueles que exigem tratamento diferenciado, opte por empresas ambientalmente responsáveis. Sempre que possível, escolha sacos de lixo e sabão biodegradáveis e material descartável que causem menos impacto à natureza em sua decomposição, por exemplo, os que utilizam amido de milho como matéria-prima.

- Use menos papel

Dê preferência ao meio digital na entrega de resultados de exames, orçamentos, receitas e marcações de consultas.

- Economize na conta de luz

Optar por lâmpadas de LED (que consomem menos energia e duram mais), instalar sensores de movimento para acender as luzes, aproveitar ao máximo a iluminação solar, ligar o refletor apenas quando necessário, fazer revisões periódicas nos equipamentos e evitar uso de multiplicadores nas tomadas são atitudes que contribuem muito para a economia de energia elétrica no consultório.

- Inspecione o ar condicionado

Um dos grandes vilões da conta de luz, o equipamento de ar condicionado pode ser evitado se o consultório tiver boa ventilação. Caso contrário, verifique mensalmente se o filtro de ar está limpo, pois a falta de manutenção faz com que o aparelho gaste mais energia.

- Sensores ajudam a economizar água

A escolha de torneiras e cuspideiras com sensor de tempo ajudam na economia de água.

- Não se esqueça de retornar a cadeira

Volte sempre ao ponto zero quando finalizar o atendimento.

- Compartilhe a sustentabilidade

Deixe claro para seus pacientes a importância das atitudes sustentáveis. Seja por meio de avisos, quadros no consultório ou mensagens nas redes sociais (como fechar a torneira ao escovar os dentes), a ideia é ampliar a difusão dos hábitos de sustentabilidade.