Amil lidera ranking de inovação do Valor Econômico
A Amil conquistou o primeiro lugar no ranking de inovação do jornal Valor Econômico na categoria Seguros e Planos de Saúde. A empresa destina cerca de 3% da receita líquida anual para pesquisas, inovação e desenvolvimento. “Entre as metas está combater quatro vilões do elevado custo da saúde suplementar: fraude, erro, abuso e desperdício”, enumera Sergio Ricardo Santos, CEO da Amil.
Na rede própria de hospitais, a Amil tem um projeto-piloto de utilização de beacons – serviços de notificação sem fio –, para atualizar a agenda cirúrgica do médico assim que ele chega à unidade. Também já usam o Google Glass, óculos que possibilita, por meio da confirmação da posição do paciente em uma fila de espera, a sua classificação de risco e até se há alguma pendência, como, por exemplo, a realização de um exame.
A tecnologia de internet das coisas está em desenvolvimento na Amil como uma plataforma de suporte à gestão de saúde dos clientes. “Nossa proposta é conectar as informações de dispositivos e vestíveis a plataformas que já estão sendo utilizadas em nossas unidades", explica.
Um exemplo é a conexão com o aplicativo Amil Clientes – que já existe e permite acesso a ferramentas como prontuário eletrônico, consulta à rede credenciada e marcação de consultas e exames. “Se um beneficiário utiliza relógio, pulseira e óculos com processador próprio que pode se integrar com facilidade a smartphones e tablets, ele poderá transferir informações relacionadas à saúde-como quilômetros corridos - para o aplicativo, viabilizando um cuidado integrado da sua própria saúde”, conta Santos.