As competências do cirurgião-dentista do século 21
Aproximadamente 150 cirurgiões-dentistas credenciados participaram, na última sexta-feira (17/07), de um evento exclusivo promovido pela Amil Dental no 22º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro (CIORJ). No encontro, os profissionais acompanharam o seminário “As 10 competências dos Dentistas altamente eficazes”, conduzido pelo consultor Daniel Brito.
O especialista discorreu sobre os atributos fundamentais para que o cirurgião-dentista mantenha um consultório de sucesso. Além dos conhecimentos técnicos – que ele considera já excelentes na maioria dos casos -, Brito defendeu que o profissional deve empregar mais energia no relacionamento com os pacientes e manter uma gestão rigorosa dos processos internos.
“O paciente quer experiência. Quer atenção. Quer ser surpreendido”, ensinou. Para isso, de acordo com o palestrante, é necessário dispensar mais tempo para o diagnóstico e para conversar com o cliente. “Fazer mais e ouvir mais”, resumiu.
Nesse sentido, Brito também ressaltou a importância de ter uma equipe valorizada e alinhada com a imagem do consultório. “Os funcionários são o espelho do cirurgião-dentista”, disse.
E lembrou que é fundamental incorporar técnicas de gestão, ainda ignoradas por muitos profissionais em seus princípios mais básicos. “É obrigatório, por exemplo, separar a conta pessoal da conta do consultório. E economizar pelo menos 30% da receita para ter capital de giro”, finalizou.