Covid 19 – Orientações para a assistência odontológica
A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e o aumento da incidência da doença no Brasil exigem que todos, sobretudo os profissionais de saúde, tomem providências para mitigar os efeitos do surto na população.
Na segunda-feira (16), O CFO solicitou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a suspensão das atividades odontológicas na rede pública de saúde, com exceção das urgências e emergências. Nos estabelecimentos privados alerta para o rigor com os protocolos de prevenção, desinfecção e limpeza dos ambientes, instrumentos e equipamentos, bem como das demais recomendações inerentes ao cuidado relacionado à transmissão do vírus.
A Amil Dental recomenda que todos os atendimentos em pacientes com sintomas gripais devem ser suspensos e o beneficiário orientado a fazer repouso domiciliar ou procurar atendimento de urgência em casos de desconforto respiratório. E o cirurgião-dentista com sintomas deve cancelar a agenda até a recuperação.
O CFO também preparou um material com instruções detalhadas para a realização do atendimento em tempos de Covid 19. Veja aqui. Por fim, é importante acompanhar diariamente as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde.