Exigências da terceira idade para o mercado de saúde
Os pequenos negócios que oferecem produtos ou serviços de saúde devem estar conectados às novas tendências do mercado para a terceira idade, pois o perfil do idoso não é mais o mesmo. Além disso, as exigências também são outras.
A população mundial está envelhecendo. E o mercado precisa adequar-se às transformações sociais para atender às novas demandas dos consumidores dessa faixa etária.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, o número de idosos já ultrapassa 15 milhões, com expectativa de que sejam 20 milhões em 2020.
Confira a seguir mais informações sobre esse novo perfil do consumidor e dicas de como sua empresa pode ajustar-se às exigências atuais.
Perfil do consumidor
Estima-se que 70% dos idosos brasileiros sejam independentes financeiramente. Isso significa que grande parte deles é responsável pelas decisões de compras familiares.
Os principais gastos dos maiores de 60 anos são voltados para serviços de saúde e oferta de medicamentos, além de roupas, turismo, cultura e bem-estar. Mas, apesar de serem clientes ativos, muitos dos serviços e produtos ainda não estão adequados às suas necessidades.
Os consumidores da terceira idade estão mais ativos. Exercitam-se regularmente e viajam com mais frequência. São exigentes e adotam experiências racionais de consumo.
Adequação dos serviços
As micro e pequenas empresas de saúde sentem cada vez mais a necessidade de aperfeiçoamento e a busca por posicionamentos no mercado. Os profissionais da área estão descobrindo que suas atividades devem ser conduzidas como negócios, com eficiência na gestão e busca de produtividade.
Veja a seguir alguns cuidados que sua empresa precisa ter para atender melhor o público da terceira idade:
Fácil acesso: a localização é um item fundamental para um serviço de saúde voltado ao público idoso. Preferencialmente, deve estar perto de locais de fácil acesso, com possibilidade de estacionamento tranquilo, pois é preciso atender os pacientes com dificuldades de locomoção.
Espaços adaptados: os espaços internos e externos devem estar adaptados com rampas e elevadores, além de disponibilizar cadeiras de rodas ou andadores para aqueles que necessitem desse tipo de auxílio.
Atenção para ouvi-los: o cliente da terceira idade precisa ser escutado com calma, por isso, é necessário que atendentes, enfermeiros e médicos estejam sempre aptos a ouvir. Isso pode ser uma vantagem para as pequenas empresas, que têm a chance de atuar de forma menos massificada.
Atendimento personalizado: simples ações como conhecer o cliente pelo nome, entrar em contato na data de aniversário ou na véspera de retorno são formas comuns de demonstrar a preocupação com seu cliente.
Canais de atendimento: manter um canal ativo de reclamações e sugestões, respondendo as observações rapidamente, é outra forma de atestar a importância do cliente ou paciente.
Falhas que devem ser evitadas
Alguns erros ainda se repetem nos serviços para a terceira idade, deixando claro que é preciso amadurecer o atendimento e proporcionar a quem já vivenciou muitas experiências na vida um cuidado diferenciado. Confira as falhas mais comuns:
- Exigir pressa durante o atendimento;
- Não ter paciência para esclarecer dúvidas;
- Colocar apenas funcionários de mais idade para atender idosos. Isso pode causar a sensação de segregação desse segmento;
-Usar letras pequenas nos cartazes e substituir o contato pessoa a pessoa por um volume grande de informações escritas;
- Utilizar termos técnicos para explicar questões que são de conhecimento essencial para o paciente;
- Não manter instalações acessíveis, com rampas, elevadores e áreas adaptadas à passagem de cadeiras de rodas.