Faça uma gestão de custos eficiente

Gestão Por Conexão Dentista - 09/12/22

Não importa o tamanho da empresa, a gestão de custos tem sempre o mesmo objetivo: Gastar menos do que ganha. E, também independente da complexidade do negócio, a receita comum para isso é: planejar, fugir das dívidas e poupar.

A melhor ferramenta para uma administração financeira é um orçamento realista que ajude a planejar e controlar todos os gastos minuciosamente e que mostre onde os recursos podem ser aplicados. Dessa maneira, você vai ser capaz de precificar seu serviço corretamente, avaliar o desempenho das suas atividades e promover correções financeiras no momento oportuno. Ou seja, vai saber com exatidão se está tendo lucro ou não e o que precisa fazer para colocar o balanço no azul.

Sempre é preciso cuidado com as dívidas, que podem prejudicar todo o planejamento.  Evite compras a prazo que comprometam dinheiro com o qual você ainda não conta no caixa. Os analistas chamam isso de hábito da dívida – ou seja, o péssimo costume de assumir uma prestação seguida da outra, superando-se o próprio limite de renda e de qualquer possibilidade de investimentos ou de poupança.

Ao mesmo tempo, sempre guarde dinheiro para os dias difíceis que, cedo ou tarde, acontecem. O recomendável é reservar, por ano, um valor mínimo de pelo menos três vezes o total dos gastos da empresa por mês.

Seja qual for o tamanho de sua empresa, não despreze a necessidade de uma boa gestão financeira para ajudar a lidar com dinheiro, ganhos e investimentos de modo equilibrado, mantendo sua empresa em plena saúde financeira.

Posts relacionados

Ver mais
.