Mantenha o fluxo de caixa sempre no azul

Gestão Por Conexão Dentista - 09/12/22

Uma gestão do ciclo de caixa é fundamental para que as empresas garantam a sua sobrevivência. Para que se mantenha o ritmo de gastos e produção dos negócios e, ainda um bom ciclo de caixa, é necessário um gerenciamento do fluxo de caixa de forma que sempre haja recursos para que a empresa realize esses pagamentos e garanta a continuidade da operação, isto é, a entrega dos produtos e serviços ofertados aos seus clientes. Mas a questão é: “Como financiar a produção e manter um o ciclo de caixa no azul se o consumidor paga a prazo?”

Além de realizar o planejamento financeiro de todas as suas despesas e operações e ter a base de sua capital de giro, é necessário reduzir a diferença entre as datas do ciclo de caixa ou até mesmo receber de seus clientes, mesmo com vendas a prazo, antes de pagar os seus fornecedores. E, para isto, é importante que se tenha e mente as seguintes estratégias:

Redução do prazo do seu estoque

Iniciativas de otimização do ciclo de caixa devem começar com a redução do prazo médio de estoque. Para tal, é necessário realizar melhorias nos processos de compras e produção, com objetivos de determinar volumes adequados fazendo uma melhor previsão de demanda e, consequentemente, reduzir o nível de estoque.

Negociação com fornecedores

Aumentar o prazo médio de pagamento junto aos fornecedores também ajuda (e muito!) a viabilizar prazos mais estendidos nas vendas. Por isso, é fundamental ter processos bem estruturados e eficientes de cotações e tomada de decisões de compras.

Antecipação de ganhos

Reduzir o prazo médio de recebimento através de antecipação de recebíveis também auxilia nas questões de ciclo de caixa. Nesse caso, é importante considerar o impacto das despesas financeiras na rentabilidade do negócio e a gestão de relacionamentos junto as instituições financeiras para disponibilidade e aprovação das operações de crédito.

Outras ações recomendadas para de reduzir o prazo de recebimento são: realizar de forma eficiente as atividades de cobranças com o objetivo de diminuir atrasos de pagamentos por parte de clientes e análise de crédito eficiente para evitar perdas por inadimplência.

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