O plano de negócios

Gestão Por Conexão Dentista - 09/12/22

Abrir ou reformular um consultório exige, antes de tudo, planejamento e metas

O consultou Plínio Tomaz explica que, muitas vezes, o processo de instalação de um consultório é feito ao contrário. Por falta de um planejamento, é comum que o cirurgião-dentista escolha a localização do seu negócio levando em conta conveniências geográficas e econômicas, sem considerar o público que se espera atender. Depois, os equipamentos são adquiridos de acordo com a capacidade do talão de cheques, independentemente da sua utilidade no dia a dia. Decoração e assistentes são definidos a partir de gostos e relacionamentos pessoais, e não das características do negócio. Após todas essas providências, é que entra em pauta o “cliente”, ou seja, o motivo principal do esforço.

Isso acontece pela ausência de um plano de negócios, que é peça indispensável para o nascimento de qualquer empresa. O Sebrae-SP preparou uma série de perguntas que podem orientar os cirurgiões-dentistas a fazer o seu. O documento pode ser desenvolvido de várias maneiras, porém, em sua essência, trará respostas às seguintes perguntas:

- Quem comprará os serviços? Por quê?

- Onde estão localizados?

- Com qual frequência irão utilizar os serviços?

- Como influenciar a escolha do cliente, respeitando o código de ética?

- Quais necessidades dos clientes serão atendidas pelos produtos e serviços?

- Quem são os concorrentes do negócio? Onde se localizam? Quais os seus pontos fortes e fracos?

- Quem são os parceiros da clínica? O que eles oferecem?

- Quais os diferenciais oferecidos ao mercado pela clínica?

- Quais são os produtos e serviços a serem oferecidos?

- Quais processos deverão existir para o pleno funcionamento da clínica? Como funciona cada processo?

- Quais os equipamentos que deverão fazer parte dos processos? Como funcionam?

- Qual o perfil de pessoal para cada atividade da clínica?

- Como identificar e selecionar a equipe de trabalho?

- Qual a previsão de gasto inicial?

- Existe disponibilidade de todos os recursos?

- Será necessário investimento extra?

- Será uma sociedade? Qual o perfil, o papel e as necessidades dos sócios?

- Como estabelecer os preços dos produtos e serviços?

- Quem são os fornecedores? Onde se localizam? Quais as condições de comercialização?

- Qual a quantidade mínima de produtos ou serviços que deverão ser comercializados?

- Quais os gastos existentes no negócio?

- Como organizar o fluxo de caixa?

- Quais os meios de comunicação adequados a esse mercado? Quanto custa? Qual o retorno? Com que frequência deverão ser utilizados?

- Como fazer com que os produtos ou serviços cheguem aos clientes? Quais os custos?

- Qual o local adequado para a instalação do negócio? Por quê?

- Existem aspectos legais que influenciam a localização?

- Quais os aspectos legais que deverão ser considerados para a implementação da clínica?

- Quais os impostos e as contribuições que incidem no negócio?

- Qual o lucro líquido esperado?

- Em quanto tempo o investimento retorna?

- As necessidades dos sócios foram atendidas?

Fontes: Sebrae-SP e CRO-SP.

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