O plano de negócios
Abrir ou reformular um consultório exige, antes de tudo, planejamento e metas
O consultou Plínio Tomaz explica que, muitas vezes, o processo de instalação de um consultório é feito ao contrário. Por falta de um planejamento, é comum que o cirurgião-dentista escolha a localização do seu negócio levando em conta conveniências geográficas e econômicas, sem considerar o público que se espera atender. Depois, os equipamentos são adquiridos de acordo com a capacidade do talão de cheques, independentemente da sua utilidade no dia a dia. Decoração e assistentes são definidos a partir de gostos e relacionamentos pessoais, e não das características do negócio. Após todas essas providências, é que entra em pauta o “cliente”, ou seja, o motivo principal do esforço.
Isso acontece pela ausência de um plano de negócios, que é peça indispensável para o nascimento de qualquer empresa. O Sebrae-SP preparou uma série de perguntas que podem orientar os cirurgiões-dentistas a fazer o seu. O documento pode ser desenvolvido de várias maneiras, porém, em sua essência, trará respostas às seguintes perguntas:
- Quem comprará os serviços? Por quê?
- Onde estão localizados?
- Com qual frequência irão utilizar os serviços?
- Como influenciar a escolha do cliente, respeitando o código de ética?
- Quais necessidades dos clientes serão atendidas pelos produtos e serviços?
- Quem são os concorrentes do negócio? Onde se localizam? Quais os seus pontos fortes e fracos?
- Quem são os parceiros da clínica? O que eles oferecem?
- Quais os diferenciais oferecidos ao mercado pela clínica?
- Quais são os produtos e serviços a serem oferecidos?
- Quais processos deverão existir para o pleno funcionamento da clínica? Como funciona cada processo?
- Quais os equipamentos que deverão fazer parte dos processos? Como funcionam?
- Qual o perfil de pessoal para cada atividade da clínica?
- Como identificar e selecionar a equipe de trabalho?
- Qual a previsão de gasto inicial?
- Existe disponibilidade de todos os recursos?
- Será necessário investimento extra?
- Será uma sociedade? Qual o perfil, o papel e as necessidades dos sócios?
- Como estabelecer os preços dos produtos e serviços?
- Quem são os fornecedores? Onde se localizam? Quais as condições de comercialização?
- Qual a quantidade mínima de produtos ou serviços que deverão ser comercializados?
- Quais os gastos existentes no negócio?
- Como organizar o fluxo de caixa?
- Quais os meios de comunicação adequados a esse mercado? Quanto custa? Qual o retorno? Com que frequência deverão ser utilizados?
- Como fazer com que os produtos ou serviços cheguem aos clientes? Quais os custos?
- Qual o local adequado para a instalação do negócio? Por quê?
- Existem aspectos legais que influenciam a localização?
- Quais os aspectos legais que deverão ser considerados para a implementação da clínica?
- Quais os impostos e as contribuições que incidem no negócio?
- Qual o lucro líquido esperado?
- Em quanto tempo o investimento retorna?
- As necessidades dos sócios foram atendidas?
Fontes: Sebrae-SP e CRO-SP.