O que faz um funcionário ser mais eficiente
Uma pesquisa realizada com 400 mil pessoas nos Estados Unidos dá a resposta para manter equipes motivadas. Segundo o estudo, quando os funcionários acreditam que as promoções na empresa são geridas de forma efetiva, eles estão são duas vezes mais propensos a se esforçar mais no trabalho e também a planejar um futuro mais duradouro com a companhia.
E também quando os funcionários acreditam que as promoções são feitas de forma justa, ela é cinco vezes mais propensa a acreditar que seus líderes agem com integridade. As informações são da Harvard Business Review.
Segundo a pesquisa, as empresas que agem dessa forma recebem em troca metade da rotatividade verificada entre companhias do mesmo setor, e retornos de ações três vezes maiores que a média do mercado.
Para melhorar os processos de promoção na sua empresa, os pesquisadores dão algumas recomendações:
Tenha as aspirações claras: para ter um processo de promoção efetivo, o primeiro passo é saber o que seus funcionários desejam, assim tanto você quanto eles terão mais clareza sobre como cada um pode contribuir para o futuro da empresa.
Encoraje: Quando uma nova oportunidade aparecer, encoraje sua equipe a se candidatar.
Gere apoio: Depois de tomar uma decisão, divulgue para a equipe os motivos que levaram àquela promoção, mostrando a todos exemplos de atitudes que levaram aquela pessoa a subir na hierarquia.
Recalibre: Converse com aqueles que não ficaram com a vaga para falar sobre os motivos que fizeram com que ele não conseguisse a vaga, ou mesmo que ele nem tenha se candidatado. Assim, vocês poderão verificar juntos como prosseguir.