Posso ser PJ se tiver outro emprego com carteira assinada?

Gestão Por Conexão Dentista - 12/12/22

É comum que cirurgiões-dentistas tenham dupla jornada, em um emprego em unidade pública, por exemplo, e no consultório atuando como pessoa física. Ou ainda, que estejam empregados e tenham planos de abrir sua clínica. Nesses casos, existe a dúvida se um profissional atuando em regime de CLT pode abrir uma empresa. Pode, desde que seu contrato de trabalho não proíba expressamente o exercício outra de atividade.

Não é o usual, mas em algumas relações de trabalho existe cláusula que veta o profissional de exercer serviço remunerado em horário diferente da jornada. Isso não vai impedir a abertura da empresa, mas pode ser motivo de demissão por justa causa do emprego.

Com essa informação, é importante lembrar que o cirurgião-dentista tem vários benefícios quando possui um CNPJ. “A constituição de pessoa jurídica permite implantar melhores práticas de gestão, começando por um planejamento econômico mais eficiente, no qual se separam as finanças pessoais da empresa, por exemplo”, diz o consultor do SEBRAE Márcio Bertolini. Veja aqui um texto sobre o assunto publicado pelo Conexão Dentista.

Posts relacionados

Ver mais
.