Segmentação pode ser um diferencial importante
Em qualquer negócio, a definição clara de seu público-alvo – ou segmentação de mercado – é fundamental. Porém, muitas vezes, ela não é explorada em todo o seu potencial.
Segundo o consultor Plínio Tomaz, essa providência deve ser tomada estrategicamente: “É um diferencial que vai colaborar com a construção da imagem. Segmentar o cliente e determinar o foco em atendimento infantil ou geriátrico, por exemplo, colabora para o planejamento e facilita o estabelecimento da sua marca.”
A segmentação parte do princípio de que é a empresa que deve se adaptar ao cliente, e não o contrário. E se concentrar em uma parcela específica é mais eficiente para responder a perguntas básicas do plano de negócio: ‘Quem é o cliente?’; ‘Onde ele está?’; ‘De qual serviço necessita?’; ‘Que tipo de comodidade espera?’ e ‘Quanto está disposto a pagar?’. Com isso, será mais fácil escolher a melhor localização, os equipamentos necessários e o perfil dos assistentes. Enfim, organizar-se para “vender” o que o público deseja “comprar”.
Os nichos também podem estimular a qualidade dos serviços, já que, como lembra o consultor Sandro Magaldi, “não conseguimos atender com excelência a todos os públicos”. Ao mesmo tempo, de acordo com Tomaz, “a especialização faz a empresa chamar a atenção no meio dos concorrentes genéricos”.
Tomaz destaca ainda que a segmentação não precisa necessariamente ser feita respeitando as classificações tradicionais, como sexo e idade. “Por exemplo, acho que, em São Paulo, uma clínica que atendesse somente de madrugada, com horário marcado, poderia se destacar”, finaliza.