Como evitar a glosa 9959
A Glosa 9959, motivada pela ausência da Guia de Tratamento Odontológico (GTO) física (enviada pelo correio) tem ocorrido com frequência.
Para evitar esta glosa, é indispensável que as GTOs físicas sejam enviadas pelo correio até o primeiro dia útil do mês seguinte ao da confirmação do procedimento no portal. Os tratamentos confirmados on-line que não tiverem a GTO física enviada no prazo receberão a glosa 9959.
- Passo a passo para seguir e evitar a glosa 9959:
Após a autorização no site e a realização dos procedimentos, imprimir a GTO, solicitar a assinatura do beneficiário, anexar as imagens (quando necessário) e informar no portal a data da realização em cada procedimento efetivamente executado. Ressaltamos que a confirmação dos procedimentos deverá ocorrer preferencialmente nas primeiras 24 horas após o atendimento, porém ainda dentro do mês de atendimento.
ATENÇÃO: Só devem ser confirmados os procedimentos efetivamente realizados que irão compor o Registro Eletrônico de Saúde (histórico de saúde) com a disponibilização destes dados de utilização do plano para conferência do beneficiário.
Veja exemplo do fluxo considerando os procedimentos confirmados no mês de maio:
Confirmação entre 1º - 31 de maio - Envio até o 1º dia útil de junho de todas as GTOs confirmadas no mês maio - Pagamento ok (após a análise técnica)
Confirmação entre 1º - 31 de maio - Envio parcial das GTOs confirmadas até o 1º dia útil de junho - GLOSA 9959 nas GTOs não enviadas fisicamente
Confirmação entre 1º - 31 de maio - Não envio das guias no prazo; Envio após o 1º dia útil de junho - Migração de todas as guias para julho
IMPORTANTE:
- Todas as guias que tiverem procedimentos confirmados entre o 1º e o último dia do mês, deverão constar no envelope postado até o 1º dia útil do mês seguinte. Preferencialmente, postar em envelope único na mesma data;
- Não é necessária a finalização de todos os procedimentos para o envio das GTOs.
- Como recursar:
Para o pagamento dos procedimentos glosados pelo motivo 9959, será necessário o envio da digitalização da GTO assinada pelo beneficiário dentro do portal: plano de tratamento => localizar a guia que foi glosada => clicar em recurso. Todos os procedimentos glosados da guia deverão ser recursados.
O recebimento da GTO é indispensável para a finalização de um procedimento. O documento atesta que o paciente recebeu o tratamento indicado e confirma que o cirurgião-dentista deve ser remunerado pelo serviço prestado. É uma segurança tanto para o cliente quanto para o credenciado, além organizar o fluxo de todo o sistema. Por isso, a Amil Dental é inflexível quanto ao recebimento do documento dentro das regras acordadas.
Para a Amil Dental, as glosas que devem ser eliminadas dentro da busca contínua pela excelência na prestação do serviço, que compreende o cliente receber o tratamento adequado e o credenciado ser remunerado dentro do prazo e demais condições estabelecidas em contrato.