Por que os clientes vão para o concorrente?
Em geral, quando os clientes começam a ir para o concorrente é porque seu serviço está deixando a desejar em algum aspecto ou em muitos deles. Quando detectar esse movimento, a primeira atitude deve ser uma avaliação completa, inclusive ouvindo os clientes, sobre o que seu consultório está entregando.
Na maioria dos casos, essa análise vai orientar para alguns pontos comuns:
- Custo-benefício para os clientes
O principal motivo para a fuga dos clientes é o concorrente cobrar mais barato. Se você não quer entrar em uma guerra de preços – o que não é recomendável -, precisa oferecer mais pelo que está cobrando. Garantir mais qualidade e comodidades e, principalmente, esclarecer isso ao paciente. Apenas se existir o diferencial, e o cliente conhecer e valorizar as vantagens, ele vai concordar em pagar um pouco mais. É preciso estabelecer a imagem de que seu serviço é mais caro porque é melhor.
- Facilidades para o cliente
Não crie problemas para o cliente. Entregue o que prometeu e tenha um processo de soluções ágeis para eventuais dificuldades no atendimento.
Facilite o pagamento. Você não precisa diminuir o preço, mas pode oferecer condições menos onerosas para quem está pagando, como aceitar cartão de crédito.
- Solucione as falhas
É importante resolver os problemas para os clientes com agilidade, mas essa presteza não vai servir de nada se as dificuldades ocorrerem com frequência. Quando tiver que resolver algum problema, faça rapidamente e cuide para que ele não volte a acontecer.
- Reconquiste os bons clientes
Após avaliar o atendimento e corrigir as falhas detectadas, procure os bons clientes que perdeu e comunique as providências tomadas. Convide-os para experimentar a nova experiência que pode oferecer.