Seja um bom líder
Liderar equipes não é uma tarefa simples. Exige conhecimento técnico e, muitas vezes em maior grau, um comportamento que estimule os liderados e os deixe confortáveis para se desenvolver e contribuir de maneira mais efetiva para os objetivos da empresa.
Uma boa forma de avaliar se você está liderando bem é conhecer atitudes de quem lidera mal. Veja alguns erros comuns de chefes que espantam talentos das suas empresas:
- Ciúmes do potencial dos funcionários
O mal chefe se sente intimidado pelo talento dos bons colaboradores e não oferece oportunidades para que ele desenvolva seu potencial. Cedo ou tarde isso será percebido e o funcionário vai procurar outro lugar para trabalhar.
- Falta de reconhecimento
Não reconhece os funcionários que se destacam, seja com bônus financeiros ou feedbacks positivos.
- Prezar o funcionário pela “simpatia”
Há profissionais talentosos tecnicamente que não tem habilidade para relacionamentos pessoais. E outros que se destacam muito mais pela “simpatia” do que pelo desempenho. Saiba identificar essas características e reconhecer adequadamente cada um por suas habilidades, além de contribuir para que as pessoas se desenvolvam nas áreas em que são menos aptas.
- Ser autoritário
Autoritarismo é mal recebido por qualquer tipo de funcionário, porém ainda mais pelos talentosos. Esse tipo de comportamento do chefe espanta rapidamente aqueles com mais potencial.
- Não ouvir a equipe
O primeiro atributo de um bom líder é a proximidade com a equipe. Converse e ouça o que seus funcionários pensam sobre a empresa e as atividades.