Seu consultório vai bem?
Provavelmente a resposta para a pergunta é não, mesmo que o cirurgião-dentista ainda não se tenha dado conta disso. O consultor Plínio Tomaz diz que um pequeno consultório saudável deve proporcionar uma margem de lucro de 40%. “Uma clínica (com três ou mais cadeiras) tem lucratividade de 30%, em média. Franquias giram em torno de 20% a 25%. Conheço empresas que atingem 70%, mas isso é bem incomum e precisa de uma ótima gestão”, completa.
Atualmente, por conta das dificuldades de gestão, também são incomuns os 40%, um índice superior aos de outras empresas do segmento de saúde privada, incluindo as operadoras de planos odontológicos que têm margem significativamente menor. De qualquer maneira, uma verificação apurada do fluxo de caixa vai determinar o problema e indicar a solução que, em geral, é um misto de diminuição de custos com aumento de receita.
É difícil encontrar um consultório em que a gestão não possa ser melhorada com resultados sensíveis. “No meu dia a dia, observo que quase 60% daqueles que se empenham em resolver essas questões dobram o faturamento em 12 meses”, diz Tomaz.
Independentemente do estágio do consultório, o importante é avaliar a necessidade e iniciar eventuais correções o mais rápido possível, pois, como ensina o presidente do CRO-MA, Dr. José Marcos de Matos Pinheiro, “na clínica particular sempre haverá espaço para o profissional qualificado e diferenciado”.