Tudo sobre o Simples Nacional

Gestão Por Conexão Dentista - 13/12/22

Facilidade na hora de adquirir linhas de crédito, de comprar de fornecedores e de contratar funcionários são algumas das vantagens do profissional que opta por atuar como pessoa jurídica, aponta Márcio Bertolini, consultor do SEBRAE-SP. “A formalização deixa o consultório mais preparado para crescer”, afirma.

O consultor ressalta a exigência cada vez maior de um CNPJ para manter boas parcerias de mercado e aponta outras vantagens: “A constituição de pessoa jurídica permite implantar melhores práticas de gestão, começando por um planejamento econômico mais eficiente, no qual se separam as finanças pessoais da empresa, por exemplo.”

Além disso, segundo Maurício Soares, especialista tributário da auditoria e consultoria Moore Stephens, a tributação na pessoa jurídica tende a ser menor do que na pessoa física. “Na pessoa física, a tributação é feita mensalmente e a alíquota do imposto de renda pode chegar a 27,5%”, ressalta.

Em muitos casos, a opção mais indicada para o consultório ter um CNPJ é o Simples Nacional. Veja suas vantagens e desvantagens em relação a outros regimes de tributação como o Lucro Real e o Lucro Presumido, para o empreendedor que pretende aderir ao sistema:

Vantagens

- Arrecadação única de 8 tributos por meio de uma só alíquota (taxação);

- Em vez de um cadastro para cada instância (federal, estadual, municipal), o CNPJ passa a identificador único da inscrição da empresa;

- Redução de custos trabalhistas: passa a ser dispensável a contribuição de 20% do INSS Patronal na Folha de Pagamento;

- Facilitação do processo de contabilidade.

Desvantagens

- Seu cálculo é baseado no faturamento anual, em vez do lucro. Ou seja, uma empresa pode estar tendo prejuízo e ter que pagar impostos da mesma forma.

No próximo Informe Conexão Dentista, vamos publicar mais informações sobre o Simples Nacional.

Posts relacionados

Ver mais
.