Você já planejou sua aposentadoria?
No final de 2016, o Sebrae consultou 6.617 empresas (MEI, ME e EPP) para identificar qual a proporção de empresários que se preocupa com a aposentadoria e como eles pretendem se aposentar. A preocupação em se aposentar parece ser uma situação do tipo “meio copo cheio, meio copo vazio”. A proporção dos que pensam na aposentadoria (45%) é muito próxima à dos que não pensam na aposentadoria (47%). Aparentemente, neste momento, “tocar o negócio” parece ser uma preocupação mais presente do que os planos para se aposentar.
Normalmente, o empresário é remunerado por um pró-labore, que será a base de cálculo da sua aposentadoria pelo INSS. Porém, é muito comum que ele tenha uma surpresa quando verifica o valor a que terá direito, quase inevitavelmente mais baixo do que a renda de quando estava em atividade, percebe que haverá dificuldade para continuar pagando as contas. Por isso, de acordo com um estudo Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, metade dos empresários continuam trabalhando após a aposentadoria pelo INSS.
É importante que o empresário planeje o quanto antes sua aposentadoria. Estime quando deseja parar de trabalhar e quanto dinheiro vai precisar para atender suas necessidades. A partir disso, o ideal é buscar algum investimento privado para complementar a aposentadoria do INSS que, apesar de normalmente não ser suficiente, é muito relevante por também oferecer benefícios complementares como auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e pensão por morte, entre outros.