Marketing
Nem tudo precisa ser digital

Nem tudo precisa ser digital

Por Conexão Dentista- 18/11/2016

Atualmente, o marketing é muito concentrado na internet. Porém, as ferramentas offline ainda podem ser utilizadas com bons resultados. Veja alguns exemplos apresentados pelo especialista Bruno Assis, do LaudOnline:

1. Materiais impressos

Não é raro encontrar um dentista que não tenha um simples cartão de visitas para distribuir ou um papel timbrado personalizado para os documentos. É importante se atentar para esses detalhes porque eles dão um ar profissional para o consultório, o que contribui para a fidelização do paciente. Além disso, você também pode trabalhar com folders, flyers e cartazes em geral para fazer a divulgação em sua região ou na área desejada. Basta pensar bem em qual estratégia usar, no público desejado e procurar um profissional que faça um bom trabalho.

2. Propagandas em jornais, rádios, revistas e TV

Antes que você diga que é exagerado anunciar em algum desses veículos, a gente precisa parar e pensar um pouco. Talvez seja uma boa ideia. Se seu consultório está localizado em um bairro que possui um jornal da comunidade, por exemplo, você consegue uma boa segmentação do público. Ou se seu consultório é em uma cidade do interior e lá possui uma rádio local, que tal anunciar nela? Algumas cidades têm televisões em ônibus ou loterias, por que não utilizar esses meios? São só alguns exemplos para se ver que essa realidade não está tão longe dos consultórios odontológicos, mesmo dos menores.

3. Outdoor, busdoor, fundo de bancas, táxis

Esses são mais alguns casos em que você se beneficia diretamente da localização do anúncio para engajar seu público. Se no bairro onde você atende possui uma banca de jornais com aqueles anúncios atrás, pode ser interessante usar aquele espaço. Se seu consultório é central e precisa atrais público de todas as regiões, talvez um anúncio na traseira do ônibus (busdoor) possa ser a solução. De novo, são somente alguns exemplos para mostrar como utilizar esse tipo de propaganda para incrementar seu marketing offline.

4. Ações socioambientais

Esta é uma forma de diferenciar seu consultório dos demais e, junto, melhorar sua imagem perante a comunidade na qual você se insere. A ideia é sair daquele padrão já estabelecido de usar papel reciclado e preocupar com o lixo, mas fazer ações que realmente impactem aqueles que estão a sua volta. Você é odontopediatra? Então que tal mostrar que você está preocupado com as crianças e doar cestas básicas para orfanatos? É só uma sugestão simples, então use a criatividade e tenha sensibilidade para saber como e quem seu consultório pode ajudar de fato.

5. Parcerias

Outra forma de promover seu consultório para seu público é se aliar a outras empresas que te ajudam a atingi-lo mais facilmente. É criar planos diferenciados para a associação comercial local, por exemplo, ou promover palestras educacionais em empresas para melhorar a saúde bucal dos pacientes. Além de serem formas de divulgar seu trabalho, também te ajudam a melhorar os relacionamentos, o que é sempre válido.

6. Assessoria de imprensa

Com a mídia migrando para o meio online, este é um tópico que se mescla com o de “marketing online”, porém vamos conversar sobre ele aqui por conta do prestígio que uma entrevista em um jornal televisivo ou num impresso ainda concedem. A assessoria de imprensa é um processo que te coloca em contato com jornalistas para que você seja fonte de possíveis matérias. Sabe quando aparece um dentista no noticiário local para falar dos cuidados com os dentes? Provavelmente ele apareceu ali a partir de um trabalho de assessoria. Ter sua imagem vinculada a algum desses meios de comunicação, seja rádio, tv, impressos ou internet, ajuda a melhorar sua visibilidade, o que faz com que você e seu trabalho apareçam para um maior número de pessoas.