Boca e sorriso saudáveis no Dia Mundial sem Tabaco
Além de todos os outros prejuízos para a saúde, fumar estraga o seu sorriso e pode causar câncer bucal. Alerte os seus pacientes e incentive os fumantes a mudar os hábitos
O Dia Mundial sem Tabaco de 2023 serviu mais uma vez para alertar sobre todos os prejuízos que o fumo causa para a saúde. O tabagismo, aliás, é ele próprio considerado uma doença grave, que estimula cânceres de todos os tipos, AVC, problemas pulmonares e cardiovasculares, osteoporose, infertilidade e impotência sexual, úlceras, entre muitas outras. Por isso, fumar é um dos principais causadores de mortes no mundo.
A boca é a primeira região do corpo que entra em contato com as toxinas do cigarro, então o impacto é severo para a saúde bucal. O efeito mais comum são os dentes amarelos que inibem sorrisos e interferem nos relacionamentos, na autoestima e na qualidade de vida. São bem estudados e conhecidos, afinal, os males causados pela insegurança de sorrir.
Não bastasse isso, a situação pode progredir para um câncer de boca (também conhecido como câncer da cavidade oral), um tumor maligno que afeta lábios e estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA, mais de 15 mil brasileiros foram diagnosticados com a doença em 2022 e aproximadamente 6 mil morreram por causa dela em 2020. Desses, cerca de 80% são fumantes, que se expõem ao risco de contrair a doença proporcionalmente à quantidade de cigarros consumida. A chance de quem fuma desenvolver o câncer de boca é de seis a 16 vezes maior do que entre os não fumantes.
E ainda tem mais. O cigarro favorece as doenças na gengiva, a periodontite, as cáries, o mau hálito, prejudica a cicatrização e provoca a perda dos dentes. O fumo, portanto, não é compatível com uma boca saudável. E, como cirurgiões-dentistas e operadoras de planos odontológicos, temos a responsabilidade de informar sobre isso.
Alerte seus pacientes, identifique os fumantes e incentive-os a parar de fumar. Promova uma sociedade livre do tabaco a partir do seu consultório, com mais sorrisos, mais saúde bucal e geral e mais qualidade de vida.