Perfil Douglas Duque
Conhecido atualmente como o “Mago das Lentes” e posicionado como referência em Implantodontia, o credenciado Amil Dental Douglas Duque avisou à mãe que gostaria de ser dentista ainda na infância. “Tinha admiração pelos profissionais, naquela época muito bem-sucedidos e valorizados”, lembra. Já adolescente, porém, teve um pouco de dúvida quando a irmã decidiu-se pela Medicina, área que também despertava o seu interesse. Mas, aí, o destino resolveu.
“Comecei a frequentar um dentista maravilhoso, o Dr. Carlos, que me incentivou a seguir com a Odontologia e garantiu que eu iria adorar a profissão”, conta. Douglas diz que ficou especialmente impressionado com o bom humor permanente do dentista e a sua capacidade de fazer o paciente se sentir bem, com um atendimento leve e divertido. E fez questão de colocar esses atributos como prioridade para a sua carreira e clínicas.
Tomada a decisão, Douglas preparou-se e entrou em todas as universidades públicas em que prestou vestibular. Escolheu o curso da USP, formou-se em 2013 e então encontrou uma realidade menos agradável do que os exemplos que o inspiraram. “Trabalhava 10 horas por dia e ganhava 100 reais no final do mês”, recorda. Naquele tempo, alugava a sala vazia em uma clínica do irmão da amiga mãe, que preparou com equipamentos de segunda mão e “um raio-x dos anos 50”.
Tentando sobreviver às contas, tomou a acertada decisão de se especializar em Implantodontia e, com foco nesse segmento, as coisas começaram a acontecer. “É uma área de maior valor agregado, que permitiu um fôlego financeiro e condições para planejar os próximos passos”, destaca. Desde então, Douglas investiu em qualidade e na experiência do cliente. Atendimento personalizado, planejamento preciso, materiais de primeira, transparência e compromisso. “Além de uma musiquinha ambiente nas salas e sempre de bom humor”, ressalta.
Com essa fórmula, a clientela foi crescendo e hoje inclui grandes empresários, artistas, atletas de ponta, influenciadores digitais e muitos outros. Antes disso, porém, foi necessário uma outra evolução para suportar o crescimento. Imprimir um modelo de gestão para tornar toda a rotina mais produtiva e lucrativa. “Aprendi, por exemplo, a atender os beneficiários de planos odontológicos com eficiência e fazer a hora-clínica valer a pena”, exemplifica.
Virar um dentista empresário, aliás, foi a principal realização da sua carreira, afirma Douglas, que hoje está à frente do Instituto Odontológico Dr. Douglas Duque, formado por quatro clínicas localizadas em bairros importantes da capital paulista e agendas sempre lotadas. O próximo passo? O dentista conta que, no momento, o instituto está em transição de uma “administração ainda um pouco familiar” para uma gestão completamente profissional. E, em seguida, se preparar para receber investidores.
Sobre o futuro da Odontologia, vê uma excessiva atenção voltada para a estética e harmonização facial. “Logo teremos profissionais que sabem aplicar botox, mas são incapazes de curar uma cárie”. Sobre o próprio futuro, garante que não tem planos de aposentadoria. “Não consigo ficar sem trabalhar, amo o que eu faço. Mas vou diminuir o ritmo, ficar mais na gestão e cuidar somente de alguns casos clínicos. Assim, quem sabe, evito um infarto aos 45 anos”, finaliza, sempre de bom humor.