“Gestão e mercado são ciências que geram segurança e tranquilidade”
Roberto Caproni é graduado em Odontologia e em Administração de empresas. Pós-graduado em Marketing e em Psicologia e especializado em redes e franquias na área da saúde. Em 1995, escreveu Marketing Aplicado à Saúde sobre gestão e mercado para consultórios e clínicas, best-seller internacional que atualmente encontra-se na 5º edição com o título “Valor Agregado – para consultórios e clínicas”.
Em entrevista para o Conexão Dentista, ele afirma que o objetivo do cirurgião-dentista deve ser buscar qualidade de vida. Para alcançar isso, continua, é necessário ter bons resultados financeiros com a boa gestão do consultório. Veja os principais trechos da entrevista:
Conexão Dentista: A crise econômica vai afetar os consultórios e as clínicas?
Roberto Caproni: Crise quer dizer ruptura do equilíbrio entre o meio interno organizacional e o meio externo. Se o meio externo muda e o consultório ou a clínica não consegue gerar as respostas adequadas ao novo momento, entrará em crise.
Por outro lado, se o consultório ou clínica gerar as respostas adequadas ao meio externo, não terá que temer a crise econômica. Crise quer dizer risco para quem está despreparado e oportunidades para quem está preparado. Assim, a solução para a crise é estar preparado para as mudanças do mercado.
CD: Como um profissional de saúde pode se preparar para vencer a crise?
RC: No passado, para se ter sucesso num consultório ou numa clínica, bastava ser bom tecnicamente. Hoje, num mundo em constante processo de mudanças e crises, ser bom na técnica é necessário, mas não é mais suficiente.
Para ter sucesso num mercado cada vez mais competitivo e saturado de profissionais, é necessário desenvolver novas habilidades, isto é, ser bom também em gestão e em mercado. Com conhecimentos de gestão e mercado o profissional da saúde saberá responder de forma adequada às mudanças, às constantes crises, tendo bom resultado financeiro, qualidade de vida e prestígio social. Gestão e mercado são ciências que geram segurança e tranquilidade para os profissionais da saúde.
CD: Nesse contexto, é recomendado realizar medidas de redução de custos?
RC: Existe uma equação muito simples que nos orienta nesse sentido:
Lucro = Receitas – Gastos.
Para aumentar o lucro podemos reduzir os gastos e também aumentar as receitas. Se o profissional fizesse parte de um clube de compras, ele reduziria muitos os seus gastos com materiais e equipamentos e isso teria um impacto imediato no seu lucro. A economia compartilhada já é uma realidade em diversas atividades da vida contemporânea.
No entanto, tão ou mais importante do que reduzir os gastos, é aumentar a receita do consultório ou da clínica. E a única forma de aumentar a receita é através do cliente. Não o aumento indiscriminado de clientes, mas o aumento da qualidade desses clientes. Apenas aumentar o número de clientes quer dizer aumentar a carga de trabalho. Aumento da carga de trabalho, além o desejável, implica em acentuada queda na qualidade de vida.
Não me parece uma boa alternativa trocar qualidade de vida por dinheiro. O ideal é ter dinheiro com qualidade de vida. Somente as modernas ferramentas de gestão e o conhecimento do mercado podem propiciar isto.