Fraudes na Odontologia Suplementar prejudicam a todos, inclusive os cirurgiões-dentistas
Aumento de casos ameaça a sustentabilidade do segmento e prejudica o acesso da população à saúde bucal.
O aumento de casos de fraudes na Odontologia Suplementar é uma ameaça à sustentabilidade do setor e, por consequência, ao acesso da população à saúde bucal. Além disso, impacta diretamente a vida profissional dos cirurgiões-dentistas e mais uma série de consequências negativas.
As práticas ilegais assumem diversas formas, principalmente relacionadas a falsos procedimentos e reembolsos injustificados, que, de início, comprometem a saúde financeira do sistema, aumentam os custos, restringem o acesso e prejudicam os resultados das clínicas e profissionais credenciados. Além disso, estimulam uma concorrência desleal contra os cirurgiões-dentistas que atuam de forma ética e transparente e ainda podem causar danos de imagem para toda a categoria.
Por tudo isso, combater as fraudes é do interesse de todos os envolvidos na Odontologia Suplementar, ou seja, beneficiários, prestadores e operadoras. Nesse sentido, a Amil mantém a página Amil Sem Fraude com farto material para explicar o tema e dar dicas sobre como prevenir e combater os crimes. Veja aqui.