Atitude contra a crise

Mercado Por Conexão Dentista - 13/12/22

Marcos Rocha é mestre em Odontologia pela USP, tem pós-graduação em administração de empresas e é membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Em entrevista para o Conexão Dentista, falou um pouco sobre o momento da economia brasileira e suas consequências para os consultórios. Confira trechos abaixo:

Conexão Dentista - Quais providências o cirurgião-dentista deve tomar para mitigar eventuais efeitos da crise?

Marcos Rocha - A resposta para minimizar os efeitos de uma possível crise financeira passa pela gestão, que no Dicionário Houaiss significa: “ato ou efeito de gerir; administração, gerência.”

Manter controles precisos, gerir de forma correta seus recursos financeiros, estoque, contas a pagar e a receber. Com esse controle, existe a possibilidade de passar de forma mais tranquila por uma eventual crise.

Mas as piores crises acabam acontecendo dentro da cabeça das pessoas e das empresas. Notícias negativas geram movimentos negativos e isso acaba criando crises maiores do que elas realmente são, é o famoso “efeito manada”.

É preciso entender a crise simplesmente como um momento delicado, um momento de maior cuidado. Mas o dentista deve evitar pisar no freio ou mesmo puxar o freio de mão? Quem ficar parado acaba caminhando rumo a estagnação, o que somente vai exacerbar o momento ruim.

É importante ter atitudes proativas neste momento e olhar para frente para enxergar as oportunidades que, com certeza, vão se apresentar.

CD -  Nesse contexto, são recomendáveis medidas como redução de custos, por exemplo?

MR - Se o movimento do consultório está menor, com certeza o custo de aquisição de materiais de consumo deve diminuir e a compra bastante controlada. Uma boa medida é criar mecanismos para a aquisição de grandes volumes, unindo-se com outros colegas da mesma região. Isso ajuda a conseguir preços melhores.

O controle preciso de cada item usado em cada procedimento também se torna fundamental. Saber o custo de tudo que vai ser utilizado, por exemplo, em uma restauração de resina composta em um dente anterior, começando pelo sugador, máscara, luvas e indo até o material do procedimento propriamente dito, vai possibilitar ao profissional ter a noção exata do custo fixo daquele procedimento. Isso evita que ele cobre um valor abaixo de seu preço de custo e literalmente “pague para trabalhar”. Lógico que o calculo não é tão simplista assim, pois envolve também outras variáveis como custos fixos do consultório, mas já é um começo.

Atualmente existem softwares como o Dental Office que oferecem grandes facilidades nestes cálculos, fazendo com que o dentista tenha mais tempo para atuar.

CD - Existem especialidades mais promissoras neste momento? No mesmo sentido, há regiões do país que podem ser mais interessantes para o profissional se instalar?

MR - A Odontologia é uma profissão extremamente dinâmica e com muitas vertentes. Conheço clínicos gerais que tem rendimentos impressionantes e atuam em todas as especialidades. Lógico que áreas como estética, implantes e ortodontia tem um maior apelo e seus ganhos financeiros acabam sendo mais elevados a médio prazo, mesmo tendo um investimento inicial maior na formação (cursos, livros, congressos etc).

Em relação à distribuição dos profissionais, existe uma grande discrepância, com a maior parte concentrada nas capitais e grandes cidades gerando locais com falta de profissionais em diversas partes do Brasil. Somos um país com proporções continentais e, infelizmente, ainda temos muitos brasileiros que nunca foram atendidos por um dentista. Isso se deve muito a uma falta de politica pública que contemple essas populações mais carentes e também os locais mais afastados. 

Sou docente em uma faculdade aqui em São Paulo e de todos os meus alunos somente um que já tem como objetivo se formar e ir atender em uma cidadezinha no interior da Bahia. Ele me disse que o dentista mais próximo dessa cidade fica a cerca de 120km. Quantas outras cidades vivem o mesmo dilema em nosso pais?

 

Mini Curriculun:

Prof. MS. Marcos Rocha

Dentista, Coach e Empresário

Mestre em Odontologia pela USP

Pós Graduado em Administração de Empresas.

Criador do 1º Programa de Coaching para Dentistas

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching

Contato: marcosrochacoach@gmail.com

Site:  www.coachingparadentistas.com.br

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