Acerte nos serviços terceirizados
Em um consultório, muitas vezes é vantagem terceirizar alguns serviços. O gestor pode atribuir a empresas contratadas atividades secundárias como limpeza, segurança, manutenção predial e de informática, entre outras. É comum que essa providência ofereça economia e especialização na execução das tarefas.
O mecanismo, no entanto, exige cuidados para não se transformar em dor de cabeça, sobretudo pela possibilidade de virar um passivo trabalhista para o consultório. Veja algumas orientações:
- Evite vínculo trabalhista
Os funcionários da empresa contratada não podem ser subordinados ao poder diretivo, técnico e disciplinar da empresa contratante, ou seja, os empregados devem ficar livres para utilizar seus próprios métodos e processos na execução dos serviços. O dia a dia, portanto, não deve levantar dúvidas sobre quem é o empregador.
- Exija a apresentação de documentos que comprovem a regularização trabalhista
Exija da empresa contratada, no ato da contratação e periodicamente durante a prestação dos serviços, todos os documentos que comprovem a situação regular dos funcionários, ou seja, que as obrigações trabalhistas estão sendo cumpridas. Caso haja irregularidades, o consultório pode acabar solidário em ações trabalhistas.
- Atividade meio x atividade fim
A atividade-fim da empresa, ou seja, o tratamento odontológico, não pode ser terceirizada. Isso quer dizer que a contratação da empresa prestadora deve estar voltada às atividades de apoio como vigilância e limpeza.