Como cortar custos
Por Bruno Assis, do LaudOnline
É só abrir qualquer portal de notícias que as informações sobre a crise vivida pelo Brasil em 2015 quase pulam na nossa cara. O cenário de insegurança política e econômica faz com que ver informações sobre empresas que estão sofrendo com a queda de clientes seja algo bem comum . Até mesmo os consultórios odontológicos, que são um serviço essencial para a saúde humana, já vêm relatando problemas desse tipo.
Nesse contexto, é preciso parar um pouco para avaliar o que pode ser feito para amenizar os resultados ruins. Reunimos neste post 11 dicas para você que deseja cortar gastos em seu consultório, mas ainda não sabe por onde começar. São atitudes simples e que podem fazer toda a diferença no resultado final. Vamos a elas:
1. Saiba como estão seus gastos. Fazer uma gestão de custos em seu consultório te mostra exatamente para onde seu dinheiro vai ao longo do mês, o que facilita na hora de analisar os dados e descobrir onde podem ou não ser feitos cortes.
2. Aprenda a negociar. Em qualquer compra que você fizer, negocie um preço melhor. Seja mudando a opção de pagamento, seja conversando diretamente com o vendedor, geralmente você consegue condições melhores e, com isso, uma economia muito bem vinda.
3. Use um software de gestão. Esse pode parecer um gasto supérfluo em tempos de crise, mas quando você analise com calma é possível perceber que há, na verdade, uma economia no processo. A primeira delas é de tempo, já que a maioria dos processos de gestão serão simplificados. E aqui vale aquele clichê máximo de “tempo é dinheiro”, pois o longo tempo gasto com processos de gestão poderia ser gasto com atendimentos a pacientes. Há também economia de papel e telefone, graças aos documentos digitais e confirmação de consultas.
4. Cuide do estoque. Saiba quais produtos são mais usados, quais demoram a sair e quando é o momento exato para fazer a compra, pois assim você evita emergências, pode pesquisar preços com calma, negociar com o fornecedor e conseguir as melhores condições de pagamento possíveis.
5. Invista em marketing online. Para conseguir novos clientes e até mesmo manter os atuais, um consultório odontológico precisa sempre estar em contato com eles. Seja através das redes sociais ou do inbound marketing, investir em alternativas mais baratas de marketing pode te ajudar a economizar com relação às alternativas tradicionais e fazer você ganhar ainda mais dinheiro.
6. Envolva todo o consultório. Se você trabalha em uma empresa grande e com vários dentistas, são eles os grandes responsáveis por ajudar a diminuir os custos através de suas atitudes diárias. Mas não é preciso ir tão longe. Se é só você e uma secretária no consultório, faça com que ela participe do processo de economia, que dê sugestões e contribua. Deixe que os funcionários sejam parte do processo e os resultados serão bem melhores.
7. Não prejudique a qualidade. Se os cortes são realmente necessários, evite que eles causem uma perda da qualidade do serviço oferecido. Demitir uma secretária que desenvolve bem o trabalho para contratar alguém mais barato, por exemplo, pode ser um grande erro, pois isso pode prejudicar o atendimento aos pacientes. Isso sem falar nos gastos envolvidos em uma demissão/contratação, que são altos. Esse é só um exemplo, então analise bem antes de fazer um corte em qualquer área.
8. Diminua pequenos gastos. O primeiro ponto dessa lista foi sobre a gestão de gastos e ela é sim necessária. Mas às vezes você pode até achar que o que paga com água, luz e telefone é normal e se esquece que é possível fazer economia também nesses pequenos pontos. Troque as lâmpadas para econômicas, reduza o uso da água da cadeira de atendimento, diminua o número de impressões. Atitudes simples como essas podem contribuir bastante para a economia final.
9. Observe a tributação. A taxa de impostos no Brasil é alta por natureza, mas se você escolher um sistema tributário errado para seu consultório este gasto pode ser maior ainda. A dica é procurar seu contador e ver se sua situação é a melhor possível para o cenário do consultório ou se você pode alterar algo para economizar um pouco.
10. Otimize processos e horas de trabalho. Uma coisa que sempre destacamos é que consultório vazio é perda de dinheiro. Se você souber usar bem o tempo que possui dentro do consultório, fará com que as horas rendam mais dinheiro, não seja necessário ficar além do horário e os funcionários não acumulem horas extras.
11. Aposte nos pacientes fieis. Sabe aquele paciente que se consulta sempre com você e gosta do seu trabalho? Faça com que ele se torne um promotor da sua marca. Crie planos de indicação, faça com que o paciente tenha uma recompensa por indicar um amigo, transforme-o em parte integrante do seu consultório.
Essas são atitudes simples de serem tomadas no dia a dia e que, se observadas com atenção, podem trazer ganhos incomensuráveis para seu consultório. São elas que vão te ajudar a driblar a crise e manter a saúde financeira de sua empresa sempre em dia.