Como fazer uma projeção financeira
A projeção financeira é uma das ferramentas mais importantes para um empreendedor ou gestor de empresas. É uma espécie de mapa do tesouro, um guia obrigatório para qualquer pessoa que quer abrir ou administrar um negócio.
De maneira geral existem três tipos diferentes de projeções financeiras. Elas se diferenciam em termos de detalhamento, precisão e prazo. São três peças diferentes entre si, mas que devem se conectar. Veja a explicação de Rodrigo Ventura de Oliveira, sócio da Bzplan Gestão de Investimentos.
Orçamento de curto prazo
Geralmente é feito na base mensal para um prazo de 12 meses. É uma projeção muito detalhada, na qual o erro pode custar caro. Recomenda-se que se façam revisões do orçamento mensalmente. Ele pode ser usado para cumprir as seguintes funções:
- Gerenciar o fluxo de caixa;
- Organizar ações e distribuir recursos;
- Monitorar métricas e o plano de execução;
- Negociar com clientes e fornecedores;
- Prestar contas para acionistas e colaboradores.
Projeção mensal de médio prazo
Essa é a projeção que a maioria das startups faz. Também é construída na base mensal, mas nesse caso para um período maior, de três anos. Seu principal objetivo é explicitar como a empresa vai crescer nos anos seguintes, geralmente até atingir o ponto de equilíbrio. A margem de erro desse tipo de projeção é maior do que a do orçamento de curto prazo. Quanto mais consistentes forem as validações das hipóteses, menos errado estará esse exercício. A frequência de revisão deve ser semestral ou toda vez que houver mudanças significativas no modelo de negócio ou em suas premissas. Suas principais funções são:
- Validar o modelo de negócios;
- Calcular a necessidade de capital;
- Mostrar o racional de crescimento da empresa;
- Validar a maturidade e a experiência da equipe;
- Criar planos de cargos, salários e remunerações variáveis.
Projeção de longo prazo
O último exercício deve ser feito na base anual. Faça-o por um período de cinco anos. É futurologia, mas faz parte da avaliação entender aonde o empreendedor acha que dá para chegar com aquele negócio e comparar esse cenário com o tamanho do mercado. Nesse exercício o erro é uma certeza, por isso não se deve gastar muito tempo no detalhamento dessa projeção. As revisões podem ser feitas anualmente, quando a empresa estiver diante de uma grande oportunidade estratégica ou for captar investimento. Essa projeção tem funções bem específicas:
- Mostrar o potencial de crescimento da empresa;
- Calcular o valuation da empresa;
- Planejar e revisar a estratégia;
- Analisar cenários e apoiar a tomada de decisão;
- Negociar com investidores.
No próximo informa Conexão Dentista, publicaremos a segunda parte do artigo com um passo a passo das projeções.