Como lidar com a falta de motivação na equipe
Quando um até então bom funcionário perde a motivação, muitas vezes o comportamento está relacionado com a liderança da empresa. Para solucionar a questão, portanto, é indispensável que o gestor faça uma autoavaliação de como está lidando com a equipe.
Manter os colaboradores motivados exige atitudes alinhadas com as expectativas dos profissionais. Comunicação agressiva, relacionamento distante, falta de objetivos claros, ausência de feedback, broncas inúteis e depreciativas não fazem com que as pessoas se dediquem mais ao trabalho.
O líder deve implantar uma rotina em que o funcionário é ouvido, pode emitir suas opiniões e exercitar a criatividade sem receio. A empresa precisa dispensar tempo para que essa participação seja efetiva, seja em grupos ou em conversas individuais.
Os colaboradores também precisam de feedback dos superiores, saber se o trabalho está sendo bem ou mal feito e esperam reconhecimento quando há bons resultados. Ao mesmo tempo, se sentem encorajados quando os erros são utilizados como incentivo para o aprimoramento e não como motivo para punição ou constrangimento.
Por fim, os bons profissionais necessitam de desafios. Estimule a obtenção de metas e o desenvolvimento contínuo das habilidades da sua equipe.
Neste ambiente, a motivação dos funcionários será incentivada e os problemas nesse sentido serão raros.