Como lidar com um novo concorrente?
A concorrência nova incomoda, sem dúvidas, mas faz parte do jogo e é saudável para o mercado e para os consumidores terem mais opções, podendo valorizar um ou outro aspecto entre os serviços, de acordo com suas preferências.
Atitudes precipitadas para contornar a presença de concorrentes podem ser prejudiciais. Entrar numa batalha de preço, por exemplo, não é uma das saídas mais inteligentes, a menos que seja essa a proposta do negócio: oferecer o menor preço.
O recomendável é estudar e pesquisar a fundo o outro competidor: quais os serviços semelhantes ao seu, o que estão oferendo, o posicionamento de mercado, qualidade, proposta de valor, mix etc.
Por esse viés, a concorrência pode ser a bússola para orientar e impulsionar o empresário a melhorar seu negócio, buscando novos mercados e saídas para encantar o cliente, de maneiras que vão além de só ofertar um serviço equivalente aos demais. Um exemplo disso é investir em treinamento para que os funcionários possam encantar o cliente, mostrando a importância dele para o consultório.
Ademais, bônus como consultoria com informações relevantes e diferenciadas sobre o serviço ofertado e atendimento personalizado, conhecendo o cliente e seus hábitos, são algumas formas de se diferenciar.
Ou seja, é destacar o ponto forte do seu time e partir para o ataque para vencer a partida. Porque, certamente, o cliente verá a diferença.