Conheça o WhatsApp Business
Os testes com o WhatsApp Business se tornaram conhecidos em setembro do ano passado. O foco maior está em pequenas empresas, como consultórios de dentistas, lojas de roupas e padarias. Hoje, 87% das PMEs que usam o WhatsApp acreditam que o app ajuda na comunicação com os clientes e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento de seus negócios.
“O WhatsApp é uma das ferramentas de mensagens instantâneas mais usadas no mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários frequentes. A funcionalidade Business vai ajudar as empresas a fornecerem dados verdadeiros sobre seus serviços, além de novas funções que ajudarão, inclusive, no marketing digital dos negócios”, analisam Rafael Kiso, fundador da mLabs.
A primeira novidade é a possibilidade de ter um perfil da empresa. É possível adicionar informações como apresentação do negócio, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho.
A segunda novidade é o recurso de mensagens automatizadas e rápidas. Além de configurar textos para mandar aos clientes nos horários em que o negócio estiver fechado, será possível configurar atalhos para mensagens automáticas. O termo “obrigado” pode servir para criar textos de agradecimento que valorizem a sua companhia e reflitam seus valores, por exemplo.
Por fim, a terceira novidade é a possibilidade de acessar em menu de estatísticas, encontrado na seção de configurações da sua empresa. É possível ver dados sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. As conversas também podem ser etiquetadas com marcadores como “pago”, “novo cliente” e “pagamento pendente”.
Já do lado do consumidor, o grande benefício é ter um canal legítimo para falar com as empresas. Assim como em outras redes sociais, haverá um selo de conta verificada.