Gestão é mais eficiente na Pessoa Jurídica
Facilidade na hora de adquirir linhas de crédito, de comprar de fornecedores e de contratar funcionários são algumas das vantagens do profissional que opta por atuar como pessoa jurídica, aponta Márcio Bertolini, consultor do SEBRAE-SP. “A formalização deixa o consultório mais preparado para crescer”, afirma.
O consultor ressalta a exigência cada vez maior de um CNPJ para manter boas parcerias de mercado e aponta outras vantagens: “A constituição de pessoa jurídica permite implantar melhores práticas de gestão, começando por um planejamento econômico mais eficiente, no qual se separam as finanças pessoais da empresa, por exemplo.”
Além disso, segundo Maurício Soares, especialista tributário da auditoria e consultoria Moore Stephens, a tributação na pessoa jurídica tende a ser menor do que na pessoa física. “Na pessoa física, a tributação é feita mensalmente e a alíquota do imposto de renda pode chegar a 27,5%”, ressalta.
O consultor orienta ainda que todo profissional liberal - incluindo os cirurgiões-dentistas - deve ter cuidado, já que é comum acreditar que as receitas auferidas da pessoa física não são necessariamente tributadas. “Hoje em dia, a Receita Federal tem ‘fechado o cerco’, pois muitos contribuintes informavam valores ‘falsos’ com gastos médicos para ter abatimento no imposto de renda”, explica.
Por isso, seja na pessoa física ou jurídica, regularizar a situação fiscal e tributar o faturamento da forma mais criteriosa, evitando problemas futuros, torna-se uma ferramenta importante para o equilíbrio financeiro, sobretudo frente ao crescente número de impostos e aumento das alíquotas.