A importância de uma equipe bem-informada
Uma das principais falhas de gestão que o cirurgião-dentista pode cometer é não se comunicar com a equipe. A falta de diálogo, inicialmente, impede que os colaboradores compreendam exatamente quais os objetivos da empresa e sua função dentro da operação.
A situação prejudica o estabelecimento de metas claras e inviabiliza a integração da força de trabalho. Ao mesmo tempo, o gestor não tem acesso a informações relevantes, pois os colaboradores são capazes de identificar falhas e sugerir soluções. Portanto, é importante a esclarecer o que se espera dos funcionários e, em seguida, ouvir (e isso inclui estimular a manifestação) o que a equipe tem a dizer.
Também é indispensável que o cirurgião-dentista ofereça um feedback sobre o desempenho dos assistentes. Muitas vezes algo não é feito corretamente simplesmente porque o colaborador não percebe que está errado ou que pode melhorar.
O feedback aproxima os interlocutores e torna a comunicação mais transparente. Também serve como mecanismo desenvolvimento profissional para os assistentes. Mais do que uma simples troca de informações, o momento funciona como ação motivacional.
Avalie se está ouvindo e se comunicando com seus colaboradores. E crie um sistema para que esse diálogo seja mais efetivo.