Aprenda a dividir as responsabilidades
Por diversas razões, normalmente ser centralizador ou ter dificuldades para gerenciar pessoas, grande parte dos empresários tem dificuldade para delegar tarefas. Em geral, esse comportamento é prejudicial, pois o acúmulo de responsabilidades impede o dono de se concentrar na qualificação e expansão do negócio, ou seja, de cuidar da estratégia, que é a sua principal função.
Portanto, se você pretende ter um consultório maior e faturar mais, é indispensável dividir as responsabilidades. Isso não quer dizer, obviamente, viras as costas para as tarefas e não ter controle do que está sendo feito. Delegar exige, antes de tudo, planejamento. Basicamente, deve ser baseada nas seguintes medidas:
- Montar uma equipe com pessoas que tenham o conhecimento ou capacidade de aprender o que será exigido.
- Treinar as pessoas de acordo com as necessidades do seus negócio e cultura da empresa.
- Acompanhar a execução e oferecer feedback periódico sobre o desempenho de cada um.
- Estabelecer indicadores e metas para avaliar os resultados.
- Motivar a equipe.