As ferramentas mais baixadas pelos empreendedores
A Endeavor identificou as ferramentas de assistência de gestão mais baixadas pelos empreededores no seu portal. Na seleção estão planilhas e matrizes que vão ajudá-lo com desafios relacionados a administração de tempo e de projetos, marketing e vendas, planejamento estratégico e criação de novos modelos de negócio.
Veja:
5W2H: um plano de ação para empreendedores
Se você precisa colocar um plano em ação, essa ferramenta é um verdadeiro checklist a cumprir antes de iniciar um novo projeto. Com ela, você responde às seguintes perguntas:
• O que (What) deve ser feito?
• Por que (Why) deve ser implementado?
• Quem (Who) é o responsável pela ação?
• Onde (Where) deve ser executado?
• Quando (When) deve ser implementado?
• Como (How) deve ser conduzido?
• Quanto (How much) vai custar a implementação?
Na velocidade de um negócio que cresce, muitas vezes é difícil diferenciar o que é urgente do que é importante. A rotina suga as energias do empreendedor para o que é imediato e operacional, deixando de lado o tempo que ele deveria dedicar às decisões estratégicas.
Com essa matriz, você preenche quatro quadrantes incluindo tudo o que é:
- Não importante e urgente
- Importante e urgente
- Importante e não urgente
- Não importante e não urgente
Para cada quadrante, existe uma ação a ser tomada, desde “faça imediatamente”, até “elimine da sua lista”.
Você já deve ter ouvido falar deles como uma das técnicas mais populares de gestão de qualidade que existe, certo? Ele funciona como uma filosofia para manter o local de trabalho, a empresa e até a vida pessoal mais organizada e eficiente, por meio da disciplina.
Nele, cada palavra tem um significado específico:
Seiri – Classificar
Seiton – Organizar
Seisô – Limpar
Seiketsu – Padronizar
Shitsuke – Manter
Nesse checklist, você imprime e preenche para descobrir qual é o estágio de organização e disciplina da sua organização e de seus colaboradores.
Plano de marketing para empreendedores
A lógica AIDALA pode ser aplicada ao seu negócio como um plano de marketing guiado para a formação de clientes mais leais à sua marca. A partir das perguntas feitas em cada etapa, você pode tomar decisões a respeito dos 4 Ps (Preço, Praça, Promoção e Produto).
As seis etapas correspondem a:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
- Lealdade
- Apóstolo
Utilize o formulário para desenvolver uma base crescente de clientes leais e apóstolos. Inicialmente, reflita sobre o posicionamento do seu negócio. E, em seguida, em cada parte da AIDALA, você pode tomar decisões a respeito dos 4Ps.
Planilha para projeção de vendas
Os empreendedores costumam ser bem otimistas em relação à projeção de vendas da sua empresa. É por isso que essa ferramenta permite ao empreendedor fazer algumas reflexões antes de definir o volume de vendas projetado no ano.
Questionamentos sobre:
- Sazonalidade do produto;
- Comparativos de outras empresas do mesmo setor;
- Curva de aprendizagem;
Ao final das reflexões, você saberá se está sendo otimista ou pessimista demais na previsão, com orientações para criar um plano de ação que reflita os resultados esperados definindo o que será feito, quem serão os responsáveis e que produtos são as maiores apostas.
Captação de clientes: grandes contas
Para facilitar a criação de um processo consistente de venda para grandes clientes, essa ferramenta oferece uma sugestão de roteiro, desde o preparo para o contato com o executivo da grande empresa até a gestão da carteira de clientes.
Entre as etapas, estão:
- Estratégia de clientes de grande porte
- Priorização das empresas-alvo
- Inteligência competitiva
- Lista de tomadores de decisão
- Discurso de venda (pitch) e roteiro de venda persuasiva
- Checklist de manutenção dos clientes já conquistados
Se você trabalha com prestação de serviços, ter uma lista de clientes grandes é um carimbo de credibilidade que você pode usar para abrir novas portas. Porém, como todo negócio, existe o risco de incluir todos os ovos em uma mesma cesta. Nesse caso, entenda também como criar uma estratégia balanceada de clientes sem ter uma grande dependência de um ou outro.
Se você não sabe exatamente como será o seu negócio, quais serão as principais partes e como a empresa funcionará, ou ainda, precisa explicar para um investir todos esses detalhes, o Canvas é uma forma visual e simplificada de apresentar o modelo de negócios da sua empresa.
Nele, você vai incluir informações sobre:
- Segmentos de clientes
- Proposta de valor
- Canais
- Relacionamento com o cliente
- Fontes de receitas
- Recursos-chave
- Atividades-chave
- Parcerias-chave
- Estrutura de custos
O mais interessante da ferramenta é construir respostas integradas já que o que é escrito em um quadrante deve fazer sentido com todo o resto. Isso obriga o empreendedor a visualizar seu negócio de forma sistêmica e integrada. Por ser mais visual, permite que outras pessoas (especialistas, mentores, investidores) comentem as respostas dos empreendedores de forma mais abrangente.
Design thinking para pequenas e médias empresas
Em sua definição mais básica, design thinking é inovação centrada no usuário. A metodologia tem como objetivo principal desenvolver experiências de consumo que sejam:
- Desejáveis pelo consumidor
- Rentáveis para o negócio
- Viáveis tecnologicamente
Para isso, ela se divide em quatro etapas: indicação, inspiração, ideação e implementação. Parece simples, mas se a ideia não passar pelos três pontos acima, raramente sobrevive à fase de implementação. Por isso, use o esquema para ganhar agilidade na proposição de ideias do seu negócio e faça do design thinking uma forma de pensar na sua empresa.
Job to be done para empreendedores
Todo produto resolve um problema do consumidor. No caso de um Milk Shake comprado no Drive Thru, por exemplo, mais do que matar a fome, ele é uma forma conveniente de comer enquanto se dirige, além de trazer alegria (conforto emocional) que seria diferente de uma barrinha de cereal, por exemplo.
O cliente não compra o produto apenas pela função prática, muitas vezes existem motivações intrínsecas, emocionais e subjetivas que podem ser utilizadas pela própria marca como diferencial na hora da venda.
Para descobrir qual é o job to be done da sua empresa:
- Defina o produto ou serviço que deseja trabalhar;
- Descubra todas as tarefas que seu produto executa para o cliente;
- Priorize os jobs que aumentam suas vendas;
- Aprenda com outras soluções que resolvem os mesmos problemas que você;
- Crie uma experiência de consumo em torno disso;
- Valide a experiência com o cliente e coloque para rodar!
Mapa de empatia para empreendedores
Se os melhores produtos são aqueles criados a partir da perspectiva do cliente, use esse mapa visual para orientar o brainstorming de criação de novos produtos. Hoje, ela serve de apoio para entender o que o cliente:
- Diz
- Faz
- Vê
- Pensa
- Sente
- Ouve
E também quais são suas dores e dificuldades ao consumi-lo e o que poderia ser feito para superar suas expectativas por meio de ganhos adicionais.
Definição de metas para pequenas e médias empresas
Se algo não é medido, dificilmente pode ser gerido. Por isso, mesmo em um pequeno negócio, é importante definir indicadores de sucesso para mensurar a evolução da empresa a cada dia. A solução apresentada nessa ferramenta é uma versão simplificada para quem está começando a definir métricas de negócio e pode ser aplicada de forma rápida por empreendedores que estão dando os primeiros passos de gestão por resultados.
Nela, você vai:
- Definir do objetivo, indicador e meta;
- Revisar a meta pela visão SMART;
- Aplicar o 5W2H nas metas.