Avalie o desempenho da sua equipe
A avaliação de desempenho da equipe é normalmente dividida em três etapas. A primeira é a análise diária do comportamento do funcionário. Por essa observação, o gestor vai julgar o relacionamento com o restante da equipe, comprometimento, postura, progressos e limitações, sempre oferecendo um feedback.
A segunda parte é identificar os problemas em busca de solução em conjunto. Mais do que broncas, conversa e motivação, além de treinamento, costumam ser eficientes nesse sentido.
A terceira parte da avaliação pode ser feita com a realização de entrevistas periódicas, que permitem analisar a evolução do funcionário. Esses estudos vão permitir perceber como o funcionário está evoluindo e, principalmente, deve colher informações sobre como ele avalia a empresa e a chefia. Muitas vezes, o desempenho ruim está relacionado ao comando ou à falta de condições ideais de trabalho.
A avaliação concede um raio X do negócio para os líderes. Mostra o cenário atual e dá subsídios para melhorias. E, além disso, a avaliação bem-feita demonstra aos funcionários que eles são importantes e que a empresa está disposta a ouvi-los. Isso melhora o ambiente e estimula o comprometimento.