Como fazer a gestão de estoque
Um dos principais fatores para manter a saúde de um consultório é fazer uma boa gestão de estoque, ou seja, equilibrar a demanda do atendimento com a quantidade disponível de material à mão.
Um estoque eficiente não permite que um procedimento não seja realizado por falta de insumos e, ao mesmo tempo, não deixa itens esticados por muito tempo. Nas duas situações, evita que a empresa perca dinheiro, seja deixando de faturar com atendimento ou gastando para manter materiais parados sem necessidade.
Além disso, com uma antecipação de demanda precisa, é possível negociar descontos com fornecedores e repassar essas vantagens para o seu cliente, criando um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
Para chegar a esse equilíbrio é necessário construir uma cadeia de suprimentos considerando aspectos previsíveis como a especialidade do consultório, características da carteira de clientes e movimentações da economia.
O executivo Pedro Barcellos Janot Marinho, membro do Conselho da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, dá duas dicas fundamentais para manter esse controle:
1. Em geral, 20% dos materiais representam 80% da necessidade
Nunca deixe faltar o que é mais utilizado
2. Antecipe as necessidades
Nunca faça os pedidos em cima da hora, pois vai pagar mais caro e existe uma grande possibilidade de os materiais não chegarem a tempo.