Como iniciar um plano de fidelização
Especialistas afirmam que fidelizar é menos oneroso do que conquistar clientes. Quando as empresas enfrentam a concorrência, um dos principais desafios encontrados resume-se no seguinte questionamento: como fazer com que o cliente se torne fiel e assíduo ao estabelecimento ou à marca?
Elaborar um plano de fidelidade pode ser uma boa solução para o cliente perceber que ele é importante e pode ser recompensado com melhores serviços e produtos. Desse modo, alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de implementar ações para fidelizar o cliente:
- Investir no atendimento: o atendimento deve ser diferenciado, de forma a fazer com que o cliente se sinta confortável no ato da compra, e não forçado a adquirir o produto. Investir em treinamentos constantes dos funcionários traz benefícios recompensadores ao negócio, refletindo na satisfação do público atendido.
- Conhecer o público-alvo: para entender o que pode ser feito para aprimorar o atendimento, é fundamental conhecer o perfil do público consumidor, entender as suas preferências, desejos e o que buscam.
- Fortalecer o relacionamento: utilizar as redes sociais, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a ouvidoria acelera a manutenção do contato com os clientes, fazendo-os perceber a atenção que lhes é direcionada.
- Tratamento diferenciado: é importante lembrar de datas especiais, a exemplo de aniversários, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Professor e Natal. Mandar uma mensagem de felicitação por e-mail ou no aparelho celular, oferecendo descontos, é uma das práticas que auxiliam na fidelização. Além disso, comunicar o recebimento de produtos recém-lançados aumenta as chances do retorno do cliente.
- Investir em CRM: o Customer Relationship Management é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que reúne dados e informações sobre as preferências do consumidor. Com ele, pode-se prestar um atendimento especializado e melhor por meio da tecnologia da informação.