Gestores devem saber elogiar e recompensar
A implantação de ações de reconhecimento, sustentadas em uma política de cargos e salários significa, em primeiro plano, dotar a empresa de um mecanismo que deixa claro para o colaborador as perspectivas que ele tem para construção de uma carreira por meio de seu desempenho, o que propiciará ganhos profissionais, sociais e materiais.
É uma prática que permite reconhecer a importância em sintonizar às exigências de um cargo, o perfil de quem o exerce e a remuneração a ser paga. A gestão de cargos e salários, por esta razão, está intimamente ligada à satisfação das pessoas na organização.
O funcionário possui expectativas e é dever da empresa criar instrumentos para satisfazê-las, reconhecendo e premiando o esforço, a dedicação e a competência. O reconhecimento ao desempenho do funcionário funciona como o principal estímulo para que ele busque, continuamente, atingir os melhores resultados na execução de suas tarefas. Está diretamente ligado à capacidade do funcionário em atingir padrões de performance definidos ou superá-los.